Negociação da Contraf com BB termina em impasse

83

Terminou em impasse a primeira rodada de negociações com o Banco do Brasil após a Campanha Nacional, no dia 9/11.Não houve qualquer avanço nas discussões sobre a Cassi. A Contraf-CUT também cobrou respostas sobre as reivindicações da Previ, mas o BB também não trouxe nenhuma novidade.

“Saímos das negociações da mesma forma que entramos, sem nada de novo. O Banco do Brasil disse que o equilíbrio financeiro da Cassi é importante e preocupa a direção. Mas na prática não faz nada para avançar nessa questão. Só o fato de o BB não aceitar o cumprimento do Estatuto mostra o seu descompromisso com a Caixa de Assistência e com a saúde do trabalhador”, comentou Marcel Barros, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários.

A Contraf-CUT apresentou ao BB um documento no qual concorda em debater o Fator Moderador, mas exige do banco o cumprimento do Estatuto da Cassi, o aporte de recursos para recompor as reservas e a implantação do plano odontológico, entre outros pontos.

O banco também propôs incluir o plano odontológico no Estatuto, sem implementá-lo, e não concordou em assumir as despesas referentes às doenças do trabalho, causadas pela própria empresa. Em relação ao Fator Moderador, o BB insiste que haja uma co-participação de 15% em exames e 10% nos casos de doenças crônicas.

Previ – A Comissão de Empresa também cobrou respostas mais rápidas para as propostas apresentadas pelos dirigentes eleitos da Previ no final de 2005, como aumento do teto de benefício para 90% do salário, aumento das pensões de 60% para 80%, revisão do critério de proporcionalidade dos benefícios, revisão do teto de benefício para quem contribuiu por mais de 30 anos, melhora do benefício mínimo e aposentadoria antecipada para mulheres aos 45 anos.

Conferência da CASSI – Ter saúde não significa ausência de doenças, mas representa alcançar condições de vida para se viver com qualidade. Participar da construção de como sua saúde será cuidada é uma das formas para se atingir este objetivo. Garanta seu espaço nessa construção participando da IV Conferência de Saúde da CASSI-CE, que ocorrerá no dia 23/11, às 17 horas, no auditório da Superintendência do BB no Ceará. Nesse Fórum, o tema Saúde será discutido de forma democrática e participativa e serão empossados os novos representantes do Conselho de Usuários para o exercício do biênio 2007/2009.