Negociações para aditivo e PPR serão retomadas no dia 22/10

57

As entidades sindicais dos bancários e o Santander retomarão na quinta-feira, dia 22/10, das 14h às 17h, as negociações da pauta específica de reivindicações para o Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2009/2010 e o acordo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) referente ao exercício de 2009. A rodada ocorre em São Paulo. No mesmo dia, às 10h, a Contraf-CUT promove reunião das Comissões de Organização dos Empregados (COE) do Santander e Real com o objetivo de preparar esta segunda rodada de negociação específica com o banco espanhol.


A pauta foi entregue no dia 1º/9. A primeira negociação ocorreu no dia 18/9, quando foi definido calendário com três reuniões, uma por semana, para discutir cada um dos três blocos: cláusulas renováveis, propostas de inclusão no aditivo e PPR.


Na primeira rodada, também ficou definido que a segunda parcela do 13º salário será paga na folha de novembro para todos os trabalhadores. Em relação à reivindicação de estender o prêmio de dois salários aos funcionários do Santander que já completaram 25 anos, o banco ficou de reavaliar o assunto e concordou em fazer um levantamento para verificar quantos trabalhadores se encontram nessa situação, cujo número é muito pequeno.


O diretor do Sindicato e funcionário do Real, Eugênio Silva relata as principais expectativas do funcionalismo. “Neste processo de fusão, queremos manter e unificar direitos e conquistas, ressaltando as condições mais vantajosas para os trabalhadores de cada banco, bem como garantir proteção aos empregos e melhorar as condições de trabalho”, destaca.


Em relação à reivindicação das entidades sindicais de prorrogação dos aditivos à CCT do Real e Santander, vencidos no último dia 30/9, até a assinatura do novo instrumento, o Santander informou que concorda e está providenciando o documento formal.

Veja as principais reivindicações específicas:


– garantia de emprego


– centro de realocação profissional


– permanência da licença remunerada pré-aposentadoria


– manutenção do patrocínio ao Banesprev, HolandaPrevi e Bandeprev


– eleições para representantes dos participantes no HolandaPrevi e Sanprev


– manutenção do patrocínio da Cabesp


– aumento das bolsas de auxílio educação


– elevação do auxílio academia


– auxílio ao estudo de idiomas


– bolsa de férias, a exemplo da Espanha


– auxílio para certificação da Anbid