Negros ? O Poeta em Nova York

74

Nas quartas-feiras do mês de julho, o Grupo Cia. Palmas Produções Artísticas encena o espetáculo adulto “Negros – O Poeta de Nova York”. A peça é construída a partir da experiência que Garcia Lorca vivenciou ao se deparar em Nova York, desenvolvendo grande desprezo ao modo de vida da cidade mecanizada onde as populações menos favorecidas viviam totalmente à margem da sociedade. As apresentações são sempre às 20h, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.


Lorca narra no livro “O poeta em Nova York” as suas vivências e exalta a raça negra. Essa afinidade e solidariedade com os mais discriminados, se devia, segundo ele, ao fato de ter nascido em Granada: “Yo creo que el ser de Granada me inclina a la compreensión simpática de los perseguidos. Del gitano, del negro, del judío… Del morisco, que todos llevamos dentro” – (tradução: acredito que o fato de ser de Granada me inclina à compreensão simpática dos perseguidos. Do cigano, do negro, do judeu…do mouro, que todos levam dentro de si).


Sob o olhar atento de Francine Campos, que pesquisa a obra de Lorca há treze anos consecutivos, esse espetáculo se concretiza com um roteiro dramatúrgico construído ao longo de um ano. A encenação nos traz à tona a cultura viva do maracatu, a religiosidade afro-brasileira, a abolição da escravatura, os batuques dos tambores. A plateia é estimulada sensorialmente, através da atmosfera umbralistica, pondo em prática a concepção de Lorca sobre o teatro: “el teatro es la poesia que se levanta del libro y se hace humana, y al hacerse, habla y grita, llora y se desespera” – (o teatro é a poesia que se levanta do livro e se faz humana, e ao se fazer, fala e grita, chora e se desespera).

Serviço:

Todas as quartas-feiras de julho, às 20h – No Teatro Dragão do Mar – Ingressos R$ 12,00 / 6,00 – 75min. Classificação 14 anos.