Novos Bancários do Ceará debatem estratégias de luta

98

No último sábado, dia 1º/3, o Sindicato dos Bancários do Ceará realizou o Encontro de Novos Bancários, preparatório para o Encontro Regional de Novos Bancários que acontece dias 14 e 15/3, em Recife (PE). De início foi exibido o vídeo “Por dentro do Sistema”, que resgata a história do sistema financeiro e do movimento sindical bancário na luta por suas conquistas.


O Encontro teve a participação de bancários de diversas regiões do Estado e contou com representantes das comissões de empresas dos principais bancos do País. O coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT), Tomaz de Aquino lembrou dos problemas enfrentados na era Byron e destacou a abertura de diálogo da atual gestão do banco. Ele informou ainda que o acordo coletivo dos funcionários do banco deve ser assinado na quinta-feira, dia 6/3.

O representante da Comissão de Empresa do Banco do Brasil, Carlos Eduardo, explanou sobre algumas conquistas dos funcionários do BB nos últimos anos, com destaque para a gestão paritária na Cassi e Previ. O representante da CEE/Caixa e presidente do Sindicato, Marcos Saraiva falou sobre as últimas negociações com o banco e ressaltou a luta por um PCS digno e justo para todos os empregados. Já o vice-presidente da FETEC/NE, Ribamar Pacheco enfatizou a necessidade de intensificar os debates com a participação de novos e antigos funcionários.


Ao final do Encontro foi realizada a eleição de delegados para o Encontro Regional, em Recife.