O QUE É BOM A GENTE REPETE – Palestra deu destaque às políticas econômicas e social do governo

105

O economista e professor universitário Fernando Nogueira da Costa tem mostrado em diversas palestras ministradas, as ações do Governo Lula, seja no plano da política social, seja no plano propriamente da política econômica em curso. Atualmente ele é vice-presidente da Caixa Econômica Federal e esteve em Fortaleza no dia 9/3, quinta-feira. Neste dia, no auditório do SEST/SENAT, a partir das 19 horas, Fernando Nogueira fez uma exposição sobre a política econômica e social do atual governo, sob o tema “O que é bom a gente repete: em busca do crescimento sustentado e da eliminação da pobreza absoluta”.

Em números, ele revelou a evolução do desempenho brasileiro nessas duas áreas, dando ênfase ao esforço do atual governo para melhorar os indicadores. Mostrou, entre outros itens, os grandes problemas encontrados pelo governo Lula que agora têm redução significativa, tais como inflação que em 2002 era de 12,53% e em 2005 caiu para 5,69%; taxa de juros em 2002 era 25%, em 2005 caiu para 18%; e dívida externa que em 2002 era 46% do PIB e em 2005 caiu para 21,3%, sem falar na queda do desemprego.

Participaram como debatedores o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Marcos Saraiva, o presidente da CUT/CE, Diassis Diniz e o presidente do PT/CE, Joaquim Cartaxo, o deputado estadual Nelson Martins e o vereador Lula Morais. Toda a palestra estará disponível no site: www.bancariosce.org.br.