Oficinas regionais têm início em Fortaleza

61

Aconteceu nos dias 12 e 13/4, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza, a Oficina Regional sobre o Trabalho Decente, promovida pela CUT. A atividade abriu o calendário de oficinas sobre o tema promovido pela Central em todo o Brasil. O evento reuniu em Fortaleza dirigentes sindicais do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.


O objetivo das oficinas é qualificar os dirigentes sindicais cutistas para o processo de construção da I Conferência Nacional do trabalho Decente, que será realizada em maio de 2012 e nas demais conferências previstas pra este ano, como Mulheres, Juventude, Racial, entre outras.


Durante as oficinas será feito o lançamento da Cartilha “Trabalho Decente na Estratégia da CUT”, material produzido pela Central que servirá de subsídios ao debate, e que foi elaborada com base nas propostas contidas na Plataforma da CUT para as eleições 2010.


As oficinas serão realizadas em todas as regiões, sendo o mês de abril para os estados do Nordeste. Em maio, ocorrem em São Paulo e Florianópolis, reunindo os sindicatos do Sul e Sudeste. Em junho, os temas são discutidos com os sindicatos da Região Norte e em junho no Centro-Oeste.

CONFERÊNCIA NACIONAL – Entre os meses de abril e outubro, os 26 estados e o Distrito Federal realizarão conferências estaduais de Emprego e Trabalho Decente. Estes encontros são indispensáveis para a participação dos delegados eleitos nas discussões previstas para a 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (1ª CNETD), entre 2 a 4/5 de 2012.


A Conferência tem por finalidade a promoção de um amplo debate no território nacional, envolvendo a temática das políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social. O texto base da 1ª CNETD é o Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente, cujas prioridades são gerar mais e melhores empregos com igualdade de oportunidades e tratamento; erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil, em especial em suas piores formas; e fortalecer os atores tripartites e o diálogo social como um instrumento de governabilidade democrática.


A 1ª CNETD tem por objetivo geral contribuir para a construção, o fortalecimento e a promoção de uma Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente.