Onde e como reclamar dos bancos

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Se ocorrer algum problema, reclame. Siga estes passos:

1 – Procure o banco e tente resolver amigavelmente:

É aconselhável reclamar por escrito. Fique com um comprovante da reclamação (protocolo do banco ou aviso de recebimento do correio).

2 – Ouvidoria:

Se o seu problema não for resolvido ou se demorar para ser atendido, procure a ouvidoria do seu banco. Os bancos têm que disponibilizar, por meio de uma linha 0800, um setor de ouvidoria para atender diretamente seus clientes. Veja abaixo o contato da ouvidoria do seu banco:


Itaú                                             0800- 5700011

Caixa Econômica Federal     0800 725 7474

Banco do Brasil                       0800-729 5678

HSBC                                         0800-701-3904

Bradesco                                  0800 704 8383

Unibanco                                  0800 722 6281

Santander                                0800 726 0322

Banco Real                              0800-286-8787

Safra                                          0800 770 123

Banrisul                                    0800-6442200

3 – Registre reclamação no Banco Central (Bacen).

É importante registrar a sua reclamação no Banco Central. Sua reclamação irá para a lista que é divulgada mensalmente e significa uma importante fonte de consulta para outros consumidores.

Por telefone: 0800.979.2345, por carta (Bacen – SBS Quadra 3 Bloco B – Ed. Sede – Caixa Postal: 08670 – CEP 70074-900 – Brasília – DF); ou pela internet: www.bcb.gov.br

4 – Procure o Procon

Se o banco não resolver, procure o PROCON/CE – fone: 0800.275.8001.

5 – Procure a Justiça
Caso não haja solução diretamente ou via Procon, recorra à Justiça.