Se ocorrer algum problema, reclame. Siga estes passos:
1 – Procure o banco e tente resolver amigavelmente:
É aconselhável reclamar por escrito. Fique com um comprovante da reclamação (protocolo do banco ou aviso de recebimento do correio).
2 – Ouvidoria:
Se o seu problema não for resolvido ou se demorar para ser atendido, procure a ouvidoria do seu banco. Os bancos têm que disponibilizar, por meio de uma linha 0800, um setor de ouvidoria para atender diretamente seus clientes. Veja abaixo o contato da ouvidoria do seu banco:
Itaú 0800- 5700011
Caixa Econômica Federal 0800 725 7474
Banco do Brasil 0800-729 5678
HSBC 0800-701-3904
Bradesco 0800 704 8383
Unibanco 0800 722 6281
Santander 0800 726 0322
Banco Real 0800-286-8787
Safra 0800 770 123
Banrisul 0800-6442200
3 – Registre reclamação no Banco Central (Bacen).
É importante registrar a sua reclamação no Banco Central. Sua reclamação irá para a lista que é divulgada mensalmente e significa uma importante fonte de consulta para outros consumidores.
Por telefone: 0800.979.2345, por carta (Bacen – SBS Quadra 3 Bloco B – Ed. Sede – Caixa Postal: 08670 – CEP 70074-900 – Brasília – DF); ou pela internet: www.bcb.gov.br
4 – Procure o Procon
Se o banco não resolver, procure o PROCON/CE – fone: 0800.275.8001.
5 – Procure a Justiça
Caso não haja solução diretamente ou via Procon, recorra à Justiça.