Outros Toques

193


Outros Toques


Hidroxicloroquina não previne covid

Uma pesquisa publicada dia 30/9 aponta que a hidroxicloroquina não previne a infecção pelo novo coronavírus. Estudos anteriores já apontavam resultados semelhantes. Além disso, também indicavam que a substância, usada para tratar alguns tipos de malária e doenças autoimunes, não era eficaz no tratamento da Covid-19 – fosse em casos leves, moderados ou graves da doença. Pelo contrário: uma pesquisa de Oxford associou o uso do remédio a uma piora nos quadros da doença.


Desemprego recorde

No trimestre de maio a julho deste ano, a taxa de desemprego subiu para 13,8%, atingindo 13,1 milhões de trabalhadores. É a maior taxa da série histórica, iniciada em 2012 pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgada dia 30/9, pelo IBGE. Também bateram recorde o total de desalentados (5,8 milhões), pessoas que tentaram muito, não conseguiram e deixaram de procurar emprego.


Candidatos milicos

Na primeira eleição após a chegada de Bolsonaro ao Planalto em meio a uma onda conservadora, o número de policiais e militares que concorrem ao cargo de prefeito atingiu o maior patamar em 16 anos. Dados do TSE mostram que, neste ano, 371 bombeiros militares, policiais militares e civis e militares reformados tentam uma vaga nos Executivos municipais em todo o país. Em 2004, eram 143 (aumento de 61%); há quatro anos, 178 (aumento de 52%). Policiais militares são quase metade do grupo (193).  Entre os estados, SP é o que tem mais concorrentes com essa formação, 59. MG (49), PR (23), BA (22) e GO (21) completam o topo da lista. O Ceará tem 15 candidatos a prefeito com essas características.