Palestra aborda aposentadorias e empréstimos consignados

92

O Sindicato dos Bancários do Ceará, através da Secretaria de Aposentados, realizou no último dia 22/10, uma palestra sobre Previdência Social, com o Gerente Executivo do INSS, em Fortaleza, Júlio César Araújo Sousa, especialista no tema. Antes do evento foi oferecido café-da-manhã aos convidados.


Durante a palestra foram abordados temas como as propostas do Fórum Nacional de Previdência, vínculo da aposentadoria ao salário mínimo, empréstimos consignados, revisão de aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e fator previdenciário.


De acordo com Júlio César, o Fórum Nacional está analisando alterar a forma de cálculo dos benefícios, calculando-os a partir da média dos últimos 35 meses. Além disso, ele acredita que caso “os benefícios continuem atrelados ao salário mínimo chegará ao ponto de que todos os beneficiários tenham que ganhar apenas um salário para que seja possível a Previdência pagar a todos”.


Quanto aos empréstimos consignados, Júlio informou que, de 2004 até hoje, foram realizados 21 milhões de empréstimos, chegando ao montante de R$ 28 bilhões. “Na teoria a idéia era boa, mas na prática o aposentado está ficando cada vez mais endividado”. Ele lembrou que a estatística de fraude contra aposentados também é muito elevada, sem falar no assédio violento aos beneficiários por parte das financeiras para que realizem esse tipo de empréstimo. “Foi isso que levou o Governo Federal a suspender o empréstimo para os servidores e limitar os demais ao Banco do Brasil e Caixa Econômica”, explicou.


Para o diretor da Secretaria de Aposentados, Océlio Silveira, “como sabemos, a luta dos aposentados não termina com a aposentadoria. Temos que lutar por um salário mais digno e por melhores condições de vida”, concluiu.