Palestra apresenta resultado de pesquisa nacional sobre o tema

96

O Sindicato dos Bancários realiza na próxima quinta-feira, dia 17/8, a partir das 18h30, a palestra “Assédio Moral na categoria bancária – uma experiência no Brasil”. Na ocasião, será apresentada a pesquisa nacional “Assédio Moral no Trabalho: Impactos sobre a Saúde dos Bancários e sua Relação com Gênero e Raça”, coordenada pelo Sindicato de Pernambuco em parceria com o Fundo pela Igualdade de Gênero (FIG).

A pesquisa foi realizada pela assessora de saúde do Sindicato, Regina Maciel, com uma amostra de 2.609 bancários de 25 estados. De acordo com os dados divulgados na pesquisa, cerca de 40% dos bancários admitem que já sofreram assédio moral no trabalho. Durante o evento serão dados alguns informes a respeito de projetos de lei em tramitação sobre o assédio moral.

Os males destes constrangimentos refletem-se na saúde de 60,72% dos trabalhadores, que se dizem nervosos, tensos ou preocupados e sofrem com o cansaço, a tristeza, insônia e dores de cabeça. O resultado da pesquisa reafirma um problema que há muito tempo vem sendo denunciado pelos sindicatos e está na ordem do dia da Campanha Nacional dos Bancários.

O Sindicato realizou ainda em sua página da web uma enquete sobre o assunto: 53,42% dos internautas admitiram ter sofrido assédio moral algumas vezes; 15,07% sofreram assédio moral pelo menos uma vez; 27,40% não passaram por nenhuma experiência de assédio e apenas 4,11% não sabem o que é assédio moral.