Palestra divulga pesquisa sobre assédio moral

96

“Assédio Moral na categoria bancária – uma experiência no Brasil”. Este foi o tema da palestra promovida pelo Sindicato dos Bancários, no último dia 17/8, em sua sede. Na ocasião, foi apresentada a pesquisa nacional “Assédio Moral no Trabalho: Impactos sobre a Saúde dos Bancários e sua Relação com Gênero e Raça”, pesquisa realizada pela assessora de saúde do Sindicato, Regina Maciel, com uma amostra de 2.609 bancários de 25 estados.

Cerca de 40% dos bancários admitem que já sofreram assédio moral no trabalho, segundo dados da pesquisa nacional. Os males destes constrangimentos refletem-se na saúde de 60,72% dos trabalhadores. Os principais, que se dizem nervosos, tensos ou preocupados e sofrem com o cansaço, a tristeza, insônia e dores de cabeça.

O fim do assédio moral é um dos itens da campanha salarial deste ano dos trabalhadores do ramo financeiro. O resultado da pesquisa reafirma um problema que há muito tempo vem sendo denunciado pelos sindicatos e está na ordem do dia da Campanha Nacional dos Bancários.