Palestra sobre novo Plano da Funcef

70

No sábado, dia 18/3, os empregados da Caixa puderam esclarecer suas dúvidas sobre o novo plano de benefícios da Funcef, na palestra proferida por Antônio Bráulio de Carvalho, membro do Conselho Deliberativo da Fundação. A palestra aconteceu no Clube da Caixa. As mudanças no plano foram negociadas entre representantes da Funcef, da Caixa e dos participantes ativos e aposentados, que passou por um processo de negociação global. Foi criado um Grupo de Trabalho para elaboração do novo plano, que partiu das premissas definidas pela Caixa e considerando as sugestões dos participantes expressas nas resoluções do Conecef e da Feacef. O novo plano foi elaborado com adoção de Contribuição Definida na fase de acumulação e Benefício Definido na fase de manutenção.

Para o conselheiro Antônio Bráulio a proposta contempla a maioria das reivindicações dos participantes e, ao mesmo tempo, atende a patrocinadora no que se refere à sua política de recursos humanos. “Além disso, assegura a revitalização e visa a unificação dos planos de benefícios da Funcef patrocinados pela Caixa, minimizando os riscos e reduzindo custos operacionais para a fundação, a patrocinadora e os participantes”, disse.

Números – O novo plano adota o percentual limite de 12,19% de contribuição para a patrocinadora; as reservas dos planos REG/Replan, incluídos os assistidos que migraram para o REB2, em julho de 2005, são de cerca de R$ 14 bilhões; o custo da implantação das mudanças propostas é de cerca de R$ 6 bilhões.