Personalidades marcam presença na posse da nova diretoria do SEEB/CE

52

O Dia do Bancário – 28 de agosto – foi comemorado pelo Sindicato dos Bancários do Ceará durante toda a sexta-feira. Pela manhã, o Sindicato ofereceu um café da manhã, seguido da solenidade de posse da nova diretoria do SEEB/CE, eleita para o triênio 2009/2012. Várias personalidades políticas e sindicais estiveram presentes, prestigiando o evento.


Com destaque, esteve presente o Ministro da Previdência Social, José Pimentel, que é “filho” dessa entidade, sendo uma das figuras importantes do Movimento de Oposição Bancária dos idos anos 80, grupo político ligado à CUT e ao PT, que assumiu a direção do Sindicato pela primeira vez em 1988 e continua dirigindo a entidade. José Pimentel foi o primeiro deputado federal eleito pelo PT no Ceará.


O ministro José Pimentel, em seu discurso durante a posse da diretoria, disse que no Sindicato dos Bancários do Ceará não há sucessão, há continuidade de trabalho, de ação. Ele lembrou as jornadas de luta da gestão de José Moura Beleza, na década de 60, em que os trabalhadores sofriam repressão por parte do Estado e dos patrões. “Muitos de nós fomos formados e forjados nessa caminhada”, recorda o Ministro, que é bancário aposentado do Banco do Brasil. O Ministro fez um balanço dos avanços do Governo Lula e, principalmente, da sua pasta, o Ministério da Previdência Social.


Ainda, dentre os políticos “filhos” do Sindicato dos Bancários, presente também na posse da nova diretoria, o deputado estadual Nelson Martins (PT/CE), líder do Governo na Assembléia Legislativa, que esteve nove anos na entidade, seis deles como presidente, destacou a longa história dessa diretoria, que está indo para o oitavo mandato: “Uma diretoria eleita por oito gestões consecutivas tem credibilidade e reconhecimento do seu trabalho”. Para o parlamentar, o Sindicato dos Bancários é uma entidade muito importante por manter uma interação com outras categorias, fortalecendo a luta dos trabalhadores.


Do movimento político e sindical local, várias outras personalidades prestigiaram a posse da nova diretoria do SEEB/CE, entre as quais destacamos: Débora Lima, do Sindicato dos Jornalistas, que falou da atuação dos bancários no fortalecimento da luta dos trabalhadores; Flávio Uchôa, do Sindeletro, que trouxe uma delegação de sindicalistas da Colômbia para prestigiar a solenidade. Ele, na ocasião, falou das atrocidades e perseguições cometidas contra sindicalistas naquele País; Airton Lucena, do Mova-se, que citou a importância do Sindicato dos Bancários para o movimento sindical cutista.