Pesquisa do DIEESE revela elevação no desemprego na RMF

64

No dia 25/4, na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará, foi feita a divulgação da Pesquisa de Emprego e Desemprego, pelo DIEESE. Segundo os dados apresentados, houve uma queda de ocupação no mês de fevereiro deste ano, sendo de 17 mil postos de trabalho, seis mil a menos no mesmo de fevereiro de 2011.


O técnico do Dieese, Ediran Teixeira, mostrou os números da pesquisa e explicou como foi a queda de ocupação no mês de fevereiro deste ano em relação ao ano passado. Ele mostrou que houve elevação na taxa de desemprego pelo terceiro mês consecutivo. A renda média dos assalariados é de R$ 372,2 em fevereiro de 2012.


Segundo o técnico, enquanto a renda dos 10% mais pobres é de 20% do salário mínimo, a dos 10% mais ricos é seis vezes maior, sendo de R$ 3.705,8. A taxa de desemprego total cresceu na Região Metropolitana de Fortaleza e é de 9,6%.


A Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana é realizada por meio de uma amostra domiciliar na área urbana de 13 municípios que compõem a região. As informações são coletadas mensalmente por entrevistas realizadas em, aproximadamente, 2.500 domicílios.


A PED é realizada nas regiões metropolitanas de Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e no Distrito Federal.