Pesquisa mostrará perfil sócio-econômico e expectativas da categoria

80

O Sindicato dos Bancários do Ceará está realizando uma pesquisa sobre a categoria, em convênio com o Núcleo de Pesquisas Regionais (NUPER), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O trabalho tem o objetivo de conhecer mais objetivamente o perfil sócio-econômico e as expectativas de seus filiados, aliado com o rigor da pesquisa científica.


A pesquisa será realizada em duas etapas: aplicação de um questionário (com amostra de 500 informantes), a partir do qual se pretende delinear o perfil social e econômico da categoria. A segunda etapa consistirá da realização de grupos focais, uma técnica de pesquisa social que prevê alcançar os aspectos de ordem mais qualitativa.


A pesquisa será coordenada pelas professoras Neyara Araújo e Iara de Araújo, ambas com doutorado em Sociologia, que contarão com a participação da assessora da Secretaria de Formação do Sindicato, Victoria Arrais. Além das três sociólogas, a equipe é formada por estudantes da área de ciências humanas da UFC e UECE.


Uma idéia que está sendo amadurecida pelos pesquisadores é que os questionários possam ser aplicados em ambientes fora do espaço dos bancos, permitindo assim uma investigação mais tranqüila e proveitosa entre bancários e pesquisadores. Os grupos focais serão realizados nas instalações do NUPER/UFC, no campus do Benfica, onde os bancários desfrutarão de ambiente apropriado a esse tipo de atividade científica.