PIB brasileiro cresce 9% no primeiro trimestre, o maior resultado da série histórica

16

A economia brasileira cresceu 9% no primeiro trimestre deste ano em comparação a igual período de 2009, a maior alta da série histórica nesse tipo de comparação.


A indústria cresceu 14,6%, seguida pelo setor de serviços, com 5,9% e a agropecuária, 5,1%. A formação bruta de capital (investimentos em máquinas e equipamentos) aumentou 26%, a construção civil aumentou 14,9% e importações de bens e serviços, 39.5%


Na comparação com o quarto trimestre de 2009, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de bens e serviços produzidos no País – até março foi de 2,7%, o mais alto para o período desde 2004. A indústria foi o setor que apresentou o maior avanço, com alta de 4.2%. O setor agropecuário teve expansão de 2,7% e o de serviços, de 1,9%. Os dados divulgados dia 8/6 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são das Contas Nacionais Trimestrais.


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre deste ano superou as expectativas. O ministro destacou que 2009 foi ano fraco e que crescimento é “auge’ da recuperação”. Mantega acrescentou que, com o resultado acima do projetado anteriormente, a sua estimativa de expansão para todo este ano, que era de até 6%, subiu para até 6,5%.


Segundo Mantega, o resultado do PIB mostra que a economia brasileira teve uma das melhores recuperações do mundo no que se refere à crise financeira internacional registrada em 2009.