Plebiscito sobre as mudanças na Cassi começou no dia 18/4

101

Depois de dois anos de negociações, os associados da Cassi poderão finalmente apreciar as mudanças discutidas entre os representantes dos bancários e do Banco do Brasil. Desde o dia 18/4, começou o plebiscito nacional, que termina no dia 30/4. Os participantes da ativa votam pelos terminais Sisbb e os aposentados pelo telefone 0800-729 0808.


“O conjunto de propostas para a Cassi, negociado com o banco, é uma grande conquista dos bancários do BB. Ele atende reivindicações que fazem parte da pauta dos trabalhadores há anos e resolve os problemas financeiros que comprometiam o futuro da entidade”, destacou Marcel Barros, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.


Pela proposta, o Banco do Brasil vai aplicar na Cassi R$ 300 milhões. O aporte financeiro será para recompor as reservas da entidade e investir em serviços próprios. Metade deste valor será pago agora, em 2007, e o restante em três parcelas de R$ 50 milhões, nos anos seguintes, corrigidos pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC/IBGE).


Outra conquista é o restabelecimento da contribuição patronal em 4,5% para os bancários admitidos após 1998. Quase dez anos depois de o banco passar a descumprir o estatuto da Cassi e contribuir com 3% para os novos funcionários, os trabalhadores conseguiram garantir o artigo 21, que prevê o pagamento de uma vez e meia o valor desembolsado pelo associado, com a relação 3% e 4,5%.