Ponto Eletrônico começa a ser implantado

70

Implantação do projeto piloto do Ponto Eletrônico, antecipação dos vales-refeição no mês de dezembro para o dia 21/12 e a regularização da situação dos funcionários sub judice foram os principais pontos tratados na última reunião de negociação entre a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT) e a superintendente de Desenvolvimento Humano do banco, Eliane Brasil. A última reunião do ano foi realizada dia 12/12, no Passaré.


O ponto eletrônico começou a ser implantado nas agências escolhidas para o projeto piloto: no ambiente de gestão de pessoas (Passaré) foi implantado dia 13/12; na unidade Fortaleza Montese iniciou dia 17 e na agência de Limoeiro do Norte, o ponto inicia na quarta-feira, dia 19.


Na quinta-feira, dia 13, o presidente do BNB, Roberto Smith assinou os atos de reintegração de dez funcionários em situação sub judice. “Essa é uma grande vitória, pois esses funcionários estavam há algum tempo nessa situação sem qualquer definição por parte do banco. Agora a situação deles está regularizada, dando a eles acesso a todos os benefícios que os funcionários do banco têm direito”, comemora Tomaz de Aquino, coordenador da CNFBNB/Contraf-CUT.


Quanto ao Plano de Funções, Eliane Brasil informou que deve apresentá-lo à diretoria do banco no próximo dia 19/12 e já no dia seguinte comprometeu-se a enviá-lo às entidades representativas dos funcionários para análise. No entanto, a CNFBNB/Contraf-CUT cobrou que, com a implantação do plano, seja aplicada a retroatividade a 1º/9/07 e a superintendente ficou de enviar esta proposta ao banco.


Eliane afirmou ainda que será discutido na próxima reunião da diretoria do banco a viabilidade de funcionários solteiros poderem incluir uma pessoa da família como dependente natural.


O banco informou que o acordo coletivo 2007/2008 encontra-se em apreciação no DEST e a qualquer momento pode ser assinado. O BNB afirmou ainda que vai estender até o dia 25/01/08 o prazo para adesão à repactuação das dívidas.

OUTRAS PENDÊNCIAS TRATADAS NA NEGOCIAÇÃO

Capef – O plano CV encontra-se em apreciação na Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Revisão do PCR – A CNFBNB/Contraf-CUT cobrou compromisso do banco com relação à revisão do PCR, arrancando a promessa de que o BNB criará um grupo para discutir o assunto.

Cin-Pessoal – Após a implantação do que já foi produzido pelo GT em janeiro de 2008, o banco retornará a Comissão Paritária para discussões estratégicas do restante dos capítulos.

Fundo de Custeio à Saúde – O banco deve realizar no início de janeiro uma reunião com representantes da instituição, da Camed e dos funcionários para verificar a viabilidade da criação do Fundo.

Demitidos de Recife – O SEEB/PE enviou ao banco uma proposta pedindo a reintegração dos dois funcionários demitidos e o BNB ficou de se posicionar ainda esta semana sobre o assunto.

Efetivação dos Substitutos – A CNFBNB ficou de entregar ao banco uma lista com os bancários que estão nessa situação para que o banco analise as providências a tomar.

Bônus Jornada Plena, Abono 31 dias, Férias de 35 dias e Empréstimo Imobiliário – Devem voltar a ser debatidos na próxima reunião, dia 16/01/2008, em João Pessoa (PB).