Portal Guia dos Bancos Responsáveis 2012 compara práticas das instituições

21


O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou na quarta-feira (31/10) o portal Guia dos Bancos Responsáveis (GBR), uma importante ferramenta de informação aos consumidores para conhecer e comparar as práticas de responsabilidade social dos bancos.


O ranking entre os bancos foi baseado na avaliação de um questionário respondido pelos seis maiores bancos brasileiros (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander), sobre suas políticas referentes aos consumidores, aos trabalhadores bancários e os critérios socioambientais para financiamentos. Os três temas avaliados resultaram em classificação “Ruim”, totalizando 48% dos casos. Em seguida, obteve-se o resultado “Muito Ruim”, alcançado em 24% dos casos. A classificação “Regular” ocupa 15% dos casos, enquanto o resultado “Bom” ocorre em apenas 11% dos casos. O resultado “Muito Bom” ocorreu para apenas 1% dos temas analisados. Na comparação entre os bancos, o resultado final foi: BB = 11 pontos; Itaú = 8; Caixa = 7; Santander = 7; Bradesco = 7; HSBC = 7.


Como contraponto às políticas declaradas pelos bancos em suas respostas ao questionário, outras pesquisas foram conduzidas pelo Idec, pela organização Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e pela Contraf-CUT, trazendo dados sobre como as políticas bancárias ocorrem na prática.


A íntegra do levantamento e as respostas dos bancos podem ser acessadas no Portal do Guia dos Bancos Responsáveis: www.gbr.org.br / www.guiadosbancosresponsaveis.org.br.