POSSE DA DIRETORIA DO SINDICATO ACONTECE EM DATA QUE HOMENAGEIA A CATEGORIA

94


Na próxima quarta-feira, dia 28 de agosto, comemora-se o Dia do Bancário. No dia 28 de agosto de 1951, o Sindicato de Bancários de São Paulo entrou em greve após receber uma proposta de reajuste salarial insignificante do governo. Os profissionais pediam, na época, 40% de melhoria salarial e melhores condições de trabalho. Vários outros sindicatos por todo o território nacional aderiram à greve, no entanto, não aguentaram a pressão e acabaram por aceitar as propostas do governo, que estavam bem abaixo da média solicitada pela categoria. Apenas em São Paulo os trabalhadores continuavam resistindo às pressões.


Em 5 de novembro, após 69 dias em greve, os trabalhadores conseguiram um reajuste de 31% no salário. Após a greve, centenas de bancários foram demitidos e as comissões por banco foram desmanteladas, mas a resistência e força dos bancários se tornou um exemplo para toda a categoria. Por isso, o dia 28 de agosto é lembrado como o Dia do Bancário em todo o Brasil.


Hoje, os bancários precisam mais uma vez inovar nas respostas aos constantes ataques de que são alvo. Assédio moral, pressão por metas, redução dos postos de trabalho, fechamento de agências e abertura de novos pontos de atendimento digitais, doenças ocupacionais/psicológicas, e mais recentemente, a volta da ameaça das privatizações nos bancos públicos. Esses são só alguns dos desafios que a categoria é obrigada a enfrentar diariamente. Por isso é tão importante seguirmos mobilizados e fortalecendo a unidade para defendermos nossos direitos historicamente conquistados diante dos desmandos do atual governo federal.


UNIDADE PRÁ LUTAR – Também na próxima quarta-feira, 28/8, acontece a Solenidade de Posse do Sistema Diretivo do Sindicato dos Bancários do Ceará – quadriênio 2019/2023. O evento acontece a partir das 9h, na sede da entidade (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro), com um coffee break.


A eleição para o sistema diretivo da entidade foi disputada por uma única chapa que teve a aceitação de 95,06% dos votantes. A Chapa 1 – Unidade pra Lutar destacou-se por sua composição de pensamentos de várias vertentes do movimento sindical bancário no Ceará, cujo objetivo é unir todas as forças possíveis para fortalecer a luta em defesa dos direitos da categoria bancária e da classe trabalhadora nesse cenário político atual de ataques ao povo brasileiro.


Nas nossas próximas edições informaremos os detalhes da posse festiva.