Posse da Diretoria Executiva da CUT Ceará reúne lideranças de todo o Estado

52

   


A Diretoria Executiva da CUT-CE eleita para o triênio (2012-2015) tomou posse na última sexta-feira, dia1º/6. A solenidade ocorreu no Clube da Caixa. Na ocasião, também foi empossado o Conselho Fiscal. O colegiado – formado por todos os ramos do movimento sindical – foi eleito no último dia 12/5, durante 12º Congresso Estadual da CUT-CE (CECUT), realizado em Beberibe.


“A eleição da Joana representa a força da mulher no movimento sindical”, afirmou Jerônimo Nascimento, ex-presidente. Ele lembrou que a paridade – obrigatoriedade de 50% dos cargos de direção da Central serem ocupados por mulheres – começará a valer a partir de 2015. “Entretanto, seis das 14 pastas da executiva serão comandadas por mulheres. Já estamos perto de cumprir com a paridade. Isso é resultado de uma mudança cultural importante que garante às mulheres ocupar cada vez espaços de poder”, analisou.

Perfil – A nova presidente Joana D’arc, que na última gestão da CUT-CE ocupou a Secretaria Geral, é oriunda do Sertão dos Inhamuns, de Crateús e representante da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE). A sindicalista iniciou suas atividades de militante no ano de 2000, quando foi coordenadora do Coletivo de Juventude Rural em sua cidade. Está há nove anos atuando na Central, tendo passado pela Coordenadoria Regional da CUT e por diversas secretarias, dentre elas a Secretaria de Organização Sindical e a de Mulheres.