Presidente do SEEB/CE licencia-se para disputar cadeira na Câmara dos Deputados

73


O presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará licenciou-se do cargo no dia 6/6 para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas Eleições 2018. Carlos Eduardo está no comando do Sindicato desde 2009 e, neste que é seu terceiro mandato, acumulou diversas conquistas para a categoria bancária.


Durante seu período como presidente da entidade foram garantidos direitos como a ampliação das licenças maternidade (de 120 para 180 dias) e paternidade (de cinco para 20 dias – com implantação na entidade de curso de paternidade responsável); vale-cultura (direito não renovado pelo governo golpista); dez anos consecutivos de aumento real com greves históricas e participação ativa da categoria no Ceará, bem como grandes conquistas com relação à segurança bancária, tendo o Sindicato dos Bancários como protagonista desta luta.


A primeira vitória neste sentido foi em 2012 quando, através de uma iniciativa do Sindicato, o Estatuto de Segurança Bancária de Fortaleza foi aprovado, a lei 9.910/2012, que resultou em uma queda nos índices de ocorrências de violência em agências bancárias, em Fortaleza. Essa vitória deu forças para estender a luta por mais segurança no interior, onde foram realizadas várias audiências públicas incentivando cada município a ter seu próprio Estatuto de Segurança.


A maior vitória veio no final de 2017 com a assinatura, pelo governador Camilo Santana (PT-CE), da Lei de Segurança Bancária do Ceará (nº 16.541/2017). A lei, que foi publicada no dia 18 de dezembro, prevê porta eletrônica, equipamento de retardo na fechadura dos cofres, sistema de monitoramento em tempo real, sistema de alarme, equipamento de inutilização de células em casos de explosões ou arrombamento dos caixas eletrônicos, biombos, armários porta objetos, em todas as agências do Ceará.


Uma conquista também importante para os bancários, é que fica proibida a guarda de chaves de cofres por funcionários e o transporte de numerário por bancários, entre outras medidas. Sem dúvidas, essa conquista se reflete na segurança de todos os cidadãos usuários dos bancos de nosso Estado, bem como seus funcionários.


Para além da defesa de sua categoria, Carlos Eduardo tem se colocado ativamente na luta contra o golpe que sofremos em nosso país, compondo a Frente Brasil Popular no Ceará e mobilizando as lutas na defesa dos direitos de todos os trabalhadores brasileiros. É com todo esse histórico de enfrentamento e busca por direitos que, agora, resolve disponibilizar seu nome para exercer um mandato de Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores.


Carlos Eduardo é casado e pai de 3 filhas. Filho de professores, acostumou-se desde cedo a estar presente em greves da categoria. Iniciou sua militância política no movimento estudantil dos anos 90, na Universidade Federal do Ceará. Participou do Fora Collor e de tantos outros movimentos dos caras pintadas. Prestou concurso no Banco do Brasil, sendo empossado em 2001 e, dois anos depois, em 2003, entrou na direção do Sindicato dos Bancários. Em 2004, seguindo sua linha ideológica, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores.


Em 2009 é eleito Presidente do Sindicato dos Bancários, exercendo atualmente seu terceiro mandato no posto.  Em 2011 articula a criação da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste da CUT, e assume como primeiro presidente dessa entidade, que é sucessora da FETEC (Federação dos Trabalhadores de Empresas de Créditos). Desde 2009 liderou as greves dos bancários, sendo importante ressaltar que TODAS foram vitoriosas para a categoria bancária.