Previ apresenta resultados de 2013 aos participantes em Fortaleza

71


A diretoria executiva da Previ apresentou, no dia 21/3, o resultado do fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (Previ) de 2013, no Hotel Luzeiros, em Fortaleza. A apresentação do balanço foi feita com a participação de diretores eleitos pela categoria e os indicados do BB. Esta foi uma oportunidade de esclarecer dúvidas e de aproximar ainda mais a Previ dos participantes. Bancários da ativa e aposentados prestigiaram o evento.


O Sindicato dos Bancários do Ceará esteve presente com vários dirigentes sindicais, inclusive, do plano Previ Futuro, preocupados em defender e garantir propostas visando dar segurança aos seus benefícios. “Temos um nível de segurança muito maior, porque os funcionários elegem a metade da direção da Previ e estes eleitos, ao longo do tempo, se relacionam com os sindicatos e associações em defesa dos benefícios, inclusive, contra o próprio banco, que muitas vezes está preocupado somente com os resultados, do que com os participantes do plano”, disse Carlos Eduardo Bezerra, presidente do SEEB/CE.


Segundo a diretoria da Previ, o ano de 2013 foi desafiador, devido a fatores como a bolsa de valores em queda, a inflação alta e os juros básicos em ascensão, além de outras questões conjunturais. Apesar do cenário adverso, a Previ pagou no Plano 1 em 2013 um valor de R$ 9,2 bilhões em aposentadorias, pensões e benefícios especiais como o BET, recorde histórico em um exercício.

No último ano, o Previ Futuro, que completou 15 anos de existência, teve uma adesão de 92,6% entre os funcionários recém-empossados. O índice médio de filiação acumulada do plano em 2013 foi de 94%, novo patamar recorde.