PREVI APRESENTOU RESULTADOS DOS PLANO 1 E PLANO FUTURO EM FORTALEZA

80


Na quinta-feira, 11/10, o diretor eleito de Seguridade da Previ, Marcel Barros reuniu associados no auditório da Superintendência do Banco do Brasil/Ceará, em Fortaleza, onde promoveu debate com a audiência sobre o fundo de pensão dos funcionários do BB, sobre contribuições e benefícios para uma aposentadoria tranquila. Em seguida, deu entrevista ao jornal do SEEB/CE, Tribuna Bancária. Confira:


Tribuna Bancária – Qual o objetivo desse evento da Previ realizado em todas as capitais do País?
Marcel Barros – O evento destina-se aos associados do Plano Futuro e Plano 1 da Previ, explicando a importância da participação das pessoas, mantendo os associados mais próximos e informados. É preciso ficar claro para os associados que eles precisam acompanhar seus Planos, é preciso ter aplicativo, é preciso ver o saldo de contas, ver se ele está fazendo todas as contribuições possíveis, avaliar seu perfil de investimentos, para que ele possa capturar todas as possibilidades de contribuição e toda rentabilidade possível do plano, para que tenha boa reserva, para que possa ter um bom benefício na hora de se aposentar.


TB – Como um associado pode obter informações para rentabilizar seu plano?
Marcel – A Previ orienta através do site, onde pode fazer simulação e ver o impacto, tem o aplicativo, onde acompanha o saldo de conta, numa funcionalidade chamada Meu Benefício. Se depois de tudo o isso, ainda tiver dúvida, a Previ tem assessoria previdenciária que pode ser através do 08007290505 ou então enviar mensagem pelo Fale Conosco. A Previ vai entrar em contato e agendar uma reunião para orientação ao associado. Qualquer pessoa vai conseguir compreender e ver as possibilidades que tem para seu benefício.


TB – Quais os resultados do Plano 1?
Marcel
– O Plano 1 é antigo, está maduro, só faltam 10 mil associados para se aposentar, e hoje conta com 104 mil aposentados e pensionistas por esse plano. É um plano que temos que buscar o máximo de conservadorismo, garantir o equilíbrio constante desse plano. O Plano 1 está equilibrado e já recuperou todo aquele resultado negativo que teve em 2015 e, se a economia melhorar, consequentemente iremos ter resultados muito melhores. Isso traz tranquilidade para o pessoal associado.


TB – Então não existem déficits?
Marcel
– Não, não existem déficits e os próximos resultados já vão mostrar isso, o que dá muito mais tranquilidade para nossos associados. A Previ tem um fluxo de caixa bastante tranquilo, tem ativos muito bons, empresas muito boas e papéis bons.

TB – Quais os resultados do Plano Futuro? Também está tranquilo?
Marcel
– Nesse plano é necessário que o associado acompanhe, tem que ser participante ativo, pois o plano é considerado novo, do ponto de vista previdenciário, porque completou agora 20 anos, com a grande maioria com menos de 15 anos de Banco do Brasil. Portanto, formando sua reserva e ainda tem mais 20 ou 30 anos de contribuição. Por isso é importante o associado acompanhar suas reservas, pois dependendo do tamanho delas vai ser seu benefício na aposentadoria. O Plano Futuro tem dado bons resultados, temos apresentado para o associado condições dentro dos perfis de investimento, atualidades para que possa rentabilizar bastante o seu saldo de contas.

TB – Por que é importante investir em previdência complementar?
Marcel
– Tem colegas que tomaram posse em 1998 que não estão filiados ao Plano Futuro e estão perdendo muito. O Banco do Brasil ajuda incentivando seus funcionários ser também patrocinador do plano – para cada Real que o funcionário coloca, o BB coloca o mesmo Real também – a rentabilidade é bastante alta. É o momento do trabalhador fazer sua poupança para o momento em que ele não terá mais capacidade laboral. Por isso é preciso ser previdente e ter uma previdência. O momento é bom porque temos o patrocínio do empregador e o trabalhador terá assim sua poupança duplicada, em relação ao que coloca. Não existe no mercado conhecido o que nos dê essa rentabilidade. Fazer um plano de previdência, como Previ Futuro é muito bom, além dos benefícios adicionais como empréstimos ou financiamento de imóveis etc. O Plano Futuro Previ dá total segurança ao associado.