Previc aprova acordo e associados da Previ recebem pagamento

54

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aprovou no dia 15/2, o novo regulamento do Plano 1 da Previ negociado com o Banco do Brasil pelas entidades representativas do funcionalismo do BB, entre elas a Contraf-CUT, que trata da distribuição do superávit fundo de pensão. Com essa decisão, a Previ fez aos aposentados e pensionistas o primeiro pagamento, correspondente a 14 parcelas de Benefício Especial Temporário (as 12 previstas mais duas referentes a janeiro e fevereiro de 2011), descontados o Imposto de Renda e a contribuição para a Cassi.


“Essa é mais uma vitória dos participantes, o que comprova que quando as entidades do funcionalismo atuam unitariamente podemos conquistar grandes avanços”, avalia Paulo Assunção, diretor de Administração eleito da Previ.

CRÉDITO VAI PARA APOSENTADOS E PARA OS DA ATIVA – Os principais benefícios previstos no novo regulamento são a implementação do Benefício Especial Temporário (BET) correspondente a 20% do Complemento Previ para aposentados e pensionistas – já considerando como benefício mínimo 70% da Parcela Previ – e a manutenção da suspensão integral das contribuições da patrocinadora e dos participantes por mais três anos consecutivos – já suspensas desde 2007.

SUPERÁVIT

Plauto Macedo, diretor do SEEB/CE e do Conselho Deliberativo da Anapar“Graças ao esforço conjunto de todos que atuaram no processo de negociação, mobilização e acompanhamento nas instâncias federais, chegamos a um final feliz na divisão e distribuição do superávit da Previ. Venceu o diálogo, a maturidade e a responsabilidade. A opinião de todos os envolvidos foi fator preponderante para que chegássemos com êxito ao fim do processo. Lutar é preciso e não há vitória sem luta.


Nós do Sindicato dos Bancários do Ceará encampamos essa luta desde o início. Levamos para debate nos Congressos, encontros e conferências da ANAPAR. Fizemos reuniões em agências esclarecendo dúvidas, presencialmente e por telefone. Montamos uma estrutura de comunicação com uma funcionária capacitada, ligando individualmente para cada aposentado ou pensionista esclarecendo e mobilizando para a votação de aprovação ou rejeição do acordo. A prova disso é que obtivemos uma dos maiores índices de votação entre os demais estados da Federação. Parabéns a todos participantes do Plano 1.


Vem aí a próxima luta, para qual conclamamos os aposentados a cobrar do presidente do Banco do Brasil, Aldeir Bendine, a implementação do plano odontológico. Sugerimos que envie emails para Bendine – presidência@bb.com.br (No País de todos, plano odontológico para todos). Caso nosso pleito não seja atendido até setembro, convidados os aposentados a participarem das assembleias da Campanha Salarial 2011 e se necessário participar da greve juntamente com o pessoal da ativa, onde uniremos forças e com o aval do Sindicato seremos também vitoriosos nessa luta”.