Primeira negociação do ano com o BNB será dia 22/1

52

A primeira reunião de negociação de 2009 entre a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB com o banco será no próximo dia 22/1, no Passaré, às 16 horas. O encontro servirá para discussão da seguinte pauta: assinatura do Acordo Coletivo 2008/09; acordo do Ponto Eletrônico; mesa permanente de negociação e Congresso Nacional dos Funcionários do BNB. No mesmo dia, às 10 horas, também no Passaré, haverá uma exposição sobre o ponto eletrônico e a reestruturação das agências.


A última reunião do ano passado, entre a CNFBNB/Contraf-CUT e a Superintendência de Desenvolvimento Humano do banco (SDH) resultou em avanços em vários pontos, tais como: Plano CV da Capef, discussão sobre valores de diárias e Camed.


Um dos avanços significativos do último encontro foi a informação do banco sobre o andamento do Plano CV da Capef, reivindicação antiga dos trabalhadores. Segundo informação do banco, o projeto encontra-se na Secretaria de Previdência Complementar (SPC), do Ministério da Previdência Social, protocolado sob o número 332901962, em 5/12/2008.


Em relação à Camed, a Comissão Nacional conseguiu suspender, provisoriamente, o reajuste de 27% no Plano Família, que aconteceria neste mês de janeiro. “Há dois anos, não há reajuste na Camed. Isso não pode ser feito da noite para o dia. Esse reajuste deve ser estudado”, afirmou o coordenador da Comissão Nacional, Tomaz de Aquino.


Durante aquela reunião, representantes da área de desenvolvimento humano do banco apresentaram a forma usada para calcular os valores das diárias, mas a Comissão Nacional exigiu uma apresentação mais específica sobre esses cálculos. Outro ponto questionado pela CNFBNB foi a implementação das centrais de retaguarda e o processo de concorrência. O banco ficou de apresentar, nessa primeira reunião de 2009, o mapa atual das agências do BNB.