Programa pela diversidade nos bancos ganha força

56


A Comissão Bipartite de Igualdade de Oportunidades abriu a possibilidade da criação de um programa pela diversidade dos bancos. Em reunião dia 19/9, em São Paulo, os bancos atenderam a reivindicação dos bancários e apresentaram práticas de diversidades que realizam. Em cima das informações, o movimento sindical reivindicou a construção de um programa comum de diversidade.


Os bancários apresentarão no encontro seguinte, ainda sem data definida, uma proposta inicial do programa. Já os bancos, por sua vez, trarão os números atualizados de Pessoas com Deficiência (PCDs) no sistema financeiro.


“Queremos construir ações efetivas e concretas, que sejam transparentes para a categoria e para os bancos. Nós queremos também que os bancos cumpram o mínimo exigido pela lei, para que essas pessoas possam entrar no mercado de trabalho. Para isso, precisamos de dados atualizados para podermos discutir em cima da realizada atual”, cobrou Mauro Salles, secretário de Políticas Sociais da Contraf-CUT.


O Comando Nacional informou que a Contraf-CUT lançará, no início de outubro, uma campanha nacional contra a discriminação nos bancos contra LGBTs, mulheres, negros e pessoas com deficiência.


O secretário de Combate ao Racismo da Contraf-CUT, Almir Aguiar, cobrou uma resposta a pauta de reivindicações, apresentada no final do ano passado, sobre o que vem sendo feito nos últimos anos na questão racial, para que haja uma resposta mais efetiva dos bancos: “Queremos respostas objetivas da Febraban, que ajudem a diminuir a desigualdade entre negros e brancos nos bancos. Precisamos saber o que tem disso feito para reverter as diferenças na contratação e ascensão profissional no sistema financeiro”.