Programe sua prestação de contas e evite correria com a declaração

55

A temporada de entrega da Declaração de Ajuste Anual acontece, anualmente, entre os meses de março e abril. E é comum, durante esta época, contribuintes ficarem desesperados atrás das informações e dos documentos necessários para o preenchimento da declaração. Uma dica simples, mas dificilmente cumprida pelos contribuintes, é se preparar para a temporada de prestação de contas ao longo do ano.

DOCUMENTOS IMPORTANTES – Além dos informes de rendimentos, que são entregues pela fonte pagadora no final de fevereiro de cada ano, existem outros documentos que podem ser separados, com antecedência, e que são de extrema importância na hora do preenchimento dos dados: comprovantes de despesas do Livro Caixa (prestadores de serviços autônomos); recibos e notas fiscais relativos a serviços médicos, dentre outros da área da saúde; comprovantes de pagamento a instituições de ensino regular, de pagamentos à previdência privada e oficial, de doações para fins de incentivos fiscais.


A Receita, a cada ano, traz novidades na Declaração de Ajuste. Até o dia 28/2, os trabalhadores devem receber o Informe de Rendimentos. O documento deve ser fornecido pelas empresas e por pessoas físicas que contratem serviços de terceiros.