Projeto CineClube debate o filme “A Fonte das Mulheres”

58


O Coletivo de Mulheres do Sindicato dos Bancários do Ceará apresenta no próximo dia 23 de maio (sexta-feira), a primeira edição do projeto CineClube, com a exibição do filme do cineasta Radu Mihaileanu, A Fonte das Mulheres (La Source des Femmes – 2012). O evento será a partir das 18h, na sede do Sindicato (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro).


Após a exibição, haverá um debate com as professoras da UECE, Liduína Farias (leciona no que curso de mestrado em Políticas Públicas) e Socorro Osterne, estudiosa da questão de gênero.


A história de A Fonte das Mulheres se passa num pequeno vilarejo, situado entre o Norte da África e o Oriente Médio, onde as tradições islâmicas são seguidas à risca. Entre elas, uma que faz com que as mulheres sejam as responsáveis por buscar água em um local distante e de difícil acesso, restando para os homens a simples tarefa de matar o tempo bebendo e falando da vida. Certo dia, elas tomam uma decisão polêmica que acaba provocando uma verdadeira revolução cultural no povoado.