Projeto Escola Móvel: a educação transforma a sociedade

82


A Central Única dos Trabalhadores – CUT desenvolve, ao longo de 30, anos sua política nacional de formação para a classe trabalhadora através da criação de escolas sindicais em todo o País. Em 1997, foi instalada a Escola Sindical Marise Paiva de Morais, a Escola Nordeste, com referencial teórico e metodológico fundamentado na educação popular e com concepção didático-pedagógica baseada na educação integral.


O projeto Escola Móvel de Formação e Fortalecimento Sindical é uma das iniciativas promovidas pela Escola Nordeste. Criado em 2010, conta com parcerias com entidades europeias (ISCOD, ISCOS, Generalitá Valenciana, CISL – Itália, Emília Romana, UGT – Espanha) interessadas em manter o intercâmbio político com organizações sindicais do Brasil, em especial do Nordeste. A região é considerada estratégica em virtude das desigualdades em relação ao Sul e Sudeste do País.


O ônibus do projeto é instrumento essencial para promoção de cursos itinerantes de formação política, seminários e oficinas. Ao todo, foram realizados 15 capacitações de dirigentes sindicais e 10 encontros sobre a política de combate ao racismo, direitos da mulher e da juventude, além de 12 oficinas sobre economia solidária como alternativa de geração de renda, como também de convivência com o semiárido. O projeto exibe ainda filmes em espaços públicos, iniciativa que visa oferecer entretenimento e intercâmbio cultural à população.


A iniciativa tem como base as experiências dos circos mambembes que levavam alegria às cidades mais distantes dos principais centros urbanos. Neste sentido, a proposta é interiorizar a política da CUT no País. Por isso, desde a criação do projeto, o ônibus da Escola Móvel percorreu mais de 21.881km do Nordeste, visitou 12 áreas de assentamentos e seis comunidades quilombolas. A estratégia é transformar a sociedade a partir da educação e da formação popular.


Lúcia Silveira – Secretária de Formação, coordenadora-geral da Escola de Formação da CUT-CE e diretora do SEEB/CE