Projetos pedem a reintegração dos demitidos do BB, BNB e CEF

100

Três projetos de lei tramitam na Câmara Federal de autoria do deputado federal cearense, Inácio Arruda (PCdoB) pedindo a reintegração dos demitidos, sem justa causa, do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil. No dia 26/4, o deputado federal Inácio Arruda apresentou no plenário da Câmara o último projeto de lei de sua autoria, que pede a reintegração dos funcionários do Banco do Brasil, demitidos ou dispensados sem justa causa, ou que foram coagidos a pedir demissão do banco, inclusive por transferências arbitrárias, no período compreendido entre os anos de 1995 a 2002.

Os outros dois projetos de lei, pedem a reintegração dos funcionários demitidos injustamente pela Caixa Econômica e pelo Banco do Nordeste na época da administração de Byron Queiroz.

Segundo o deputado Inácio Arruda, seu projeto lembra que os demitidos do Banco do Brasil são trabalhadores que tiveram suas esperanças cristalizadas na aprovação em um concurso público e, após anos de exercício funcional e de segurança quanto a sua manutenção e de suas famílias, simplesmente foram lançados, de forma abusiva e arbitrária, no desemprego e no desengano. “O projeto de lei busca reparar esta injustiça e mitigar os efeitos desastrosos que tais demissões provocaram”, disse.