Proposta de incorporação do REB é, finalmente, aprovada pelo CA da Caixa e segue para o Dest

61


O Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal aprovou na quarta-feira (23/4), durante reunião em Brasília (DF), a proposta de incorporação do plano de benefícios REB ao Novo Plano da Funcef. Como já havia sido ratificada pelo Conselho Deliberativo da Fundação e pelo Conselho Diretor do banco, a metodologia segue agora para análise do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest).


Fernando Neiva, representante titular dos empregados no CA, avalia: “estamos otimistas quanto à aprovação da proposta por todas as instâncias competentes”. A suplente Maria Rita Serrano diz: “a incorporação vai promover a isonomia para um grupo de empregados e assistidos que contratou um plano com direitos rebaixados”. Após a manifestação favorável dos órgãos reguladores, a metodologia deverá ser divulgada aos participantes.


Descontentamento – No debate sobre o orçamento da Caixa, Fernando Neiva e Maria Rita Serrano também revelaram o descontentamento dos empregados com medidas que têm sido adotadas para reduzir custos. É o caso do cerceamento nas substituições e no pagamento de horas extras, bem como a falta de contratações para substituir os que estão saindo no Plano de Apoio à Aposentadoria. Para eles, a empresa precisa acelerar o ritmo das convocações, a fim de evitar a sobrecarga dos trabalhadores e a piora das condições de trabalho e do atendimento prestado à população nas agências.


“Os avanços com relação ao REB são resultado de anos de luta. Ainda faltam alguns passos, mas nunca estivemos tão perto. São cerca de 9 mil participantes que estão acumulando prejuízos, porque poderiam estar em um plano de benefícios muito melhor. Já com relação às contratações, o movimento sindical está pressionando para que elas sejam feitas de forma acelerada, pois a demanda é grande nas agências, precarizando o atendimento e as condições de trabalho”
Túlio Menezes, diretor do Sindicato e empregado da Caixa Econômica