Quadrilha assalta Banco do Brasil de Jaguaruana

160

Durante a passagem de ano costuma-se tomar resoluções visando corrigir erros e superar limitações. Com relação à segurança bancária, no entanto, essas resoluções parecem ainda estar longe de atingirem um bom resultado. No segundo dia útil de 2009, ocorreu o primeiro assalto a banco no Ceará neste ano. O alvo foi a agência Banco do Brasil de Jaguaruana, a 178 quilômetros de Fortaleza.


Por volta de 9h20 do dia 5/1, seis homens encapuzados e armados de metralhadora, escopeta, pistolas e revólveres, renderam funcionários e clientes e fugiram levando uma quantia em dinheiro não revelada. Os bandidos entraram na agência e deram tiros para assustar os presentes. Durante a ação, o gerente do banco foi ferido: uma bala disparada pelos assaltantes atingiu a perna direita do funcionário. Após recolherem os pertences dos clientes, o grupo fugiu num carro roubado.


O Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) desenvolveu ações no intuito de zelar pelos direitos dos funcionários da agência. Os diretores da entidade foram ao local e ouviram as vítimas do assalto, além de orientarem a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). O diretor do SEEB/CE e funcionário do BB, Bosco Motta, explicou a importância da presença da entidade ao local. “O Sindicato está presente em todas as ocorrências para dar o apoio, como também para orientar os bancários nas questões de seus direitos serem preservados”.


A Cassi levou ao local dois médicos (um clínico e outro psicólogo), a fim de observarem as vítimas. Na agência, os serviços operacionalizados por bancários não funcionaram por três dias A Gestão de Pessoas do banco (GEPES) coordenou os órgãos da instituição para executarem suas funções.

Assalto ao Banco Rural

O segundo assalto a banco no Ceará aconteceu na manhã da sexta-feira, 9/1. Três homens armados assaltaram a agência do Banco Rural da Avenida Santos Dumont, bairro Aldeota. Segundo a polícia, os assaltantes roubaram cerca de R$ 74 mil do banco, levaram a fita do circuito interno de TV da agência e fugiram a pé. No assalto, foram rendidos o gerente, um vigilante e um cliente.