Que benefícios terei como associado do Sindicato?

117

Para exercermos nossa cidadania, ligar-se ao Sindicato significa a possibilidade de interferirmos coletivamente nas relações sociais. É uma boa forma elevada de exercitarmos a cidadania. Somos nós, trabalhadores filiados, que damos existência ao Sindicato.

Para fortalecermos nossa representação de classe – Para isso, não basta filiar-se é imprescindível participar. Nenhuma diretoria de um sindicato, por mais competente e lutadora que seja, será capaz de vencer a arrogância se não contar com nossa participação ativa nas lutas.

Para obtermos proteção jurídica – O Sindicato existe para proteger os direitos dos trabalhadores à luz da Constituição, da Legislação Trabalhista e da Convenção Coletiva. Ele nos representa junto às empresas, ao Estado e à Justiça – antes, durante e após nossa relação de trabalho. A Lei permite que o Sindicato substitua seus associados em ações coletivas na Justiça do Trabalho, com dispensa de procuração – substituto processual. É o caso, por exemplo, de ações de cumprimento de acordo coletivo.

Os bancários do Ceará já mostraram que formam uma categoria combativa e organizada porque contam com um Sindicato forte. Com essa combinação de Sindicato forte e categoria mobilizada, já desencadeou muita luta e trouxe conquistas importantes para a categoria. Com seus filiados, nosso Sindicato ganha mais vigor para lutar por melhores condições de trabalho de vida. Isso, sem falar de outros benefícios como a prestação de inúmeros serviços.

Segundo o diretor de organização, Luiz Roberto (Bebeto), não é à toa que nas campanhas salariais nossas conquistas resultam dos melhores acordos, pois os bancários se mobilizam e conseguem resistir às perseguições nas greves. Além disso, nosso Sindicato dos Bancários do Ceará sempre esteve à frente nas manifestações democráticas e populares.

O Sindicato dos Bancários do Ceará está entre os dez maiores Sindicatos da categoria no País. Isso se deve não somente a quantidade de bancários que é de 10.045 bancários da ativa e aposentados, mas, sobretudo pelo índice de sindicalização, pois dos bancários ativos, 73,89% já estão sindicalizados. Quanto maior o índice de sindicalização, maior o poder de representação do Sindicato.