Relator Eunício Oliveira consegue aprovação do relatório da PEC 55 conforme proposta de Temer

62


Agora, a proposta do governo Michel Temer que congela investimentos públicos por 20 anos, segue para votação em dois turnos no plenário do Senado. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) do Senado aprovou no dia 9/11, a íntegra do relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que congela os gastos públicos.


O relator, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), rejeitou as 59 emendas apresentadas. A oposição protestou e apresentou um texto substitutivo e dois votos em separado, estes últimos, para condicionar a implementação das medidas de ajuste à aprovação da proposta por meio de uma consulta popular, mas as duas alternativas foram rejeitadas.


No final, a matéria foi aprovada diante de uma cena insólita no Congresso, na qual foram os senadores que vaiaram a manifestação de um grupo pequeno de estudantes. “Vocês envergonham o País. É muito fácil para vocês falarem na crise econômica e na situação do povo brasileiro aprovando medidas como essa que só vão afetar a vida dos mais pobres”, gritaram duas jovens, em meio a risos e levantes. “Nunca vi uma coisa dessas: os parlamentares vaiarem o povo na casa que é do povo”, ironizou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).