Representantes do Ceará participam do Seminário Reflexões e Lutas Contemporâneas, em Pernambuco

70

O Coletivo de Mulheres do Sindicato dos Bancários do Ceará está priorizando a formação das mulheres da categoria, fez eventos no Interior, promoveu uma oficina de gênero, em parceria com a Contraf-CUT e realizou o curso de Concepção, Estrutura e Prática Sindical, com o assessor político do SEEB/CE, Vicente Flávio, na quinta-feira, dia 15/5.


No dia 8/5, representantes do Coletivo participaram do Seminário “Reflexões e Lutas Contemporâneas: Mulheres e Desigualdades no Mundo do Trabalho”, que aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, em Recife. Estiveram presentes pelo Ceará, Francisca Aires, aposentada do BB, Layde Nogueira, do BNB e Victória Régia Arrais, do SEEB/CE.


O evento foi resultado de uma ampla parceria de várias entidades da sociedade civil, universidades e governos: SOS Corpo, UNICAMP, DIEESE, Secretarias Estadual e Municipal da Mulher, CUT/PE, Articulação Nacional de Mulheres e de Mulheres Negras, entre outras. As principais discussões: estudos e estatísticas do DIEESE e de universidades que comprovam as enormes desigualdades de sexo, etnia e classe no mercado de trabalho.


A intervenção das representantes do Coletivo de Mulheres do SEEB/CE se deu no sentido de reforçar o desafio de dar visibilidade às desigualdades existentes por meio de dados consistentes e metodologias adequadas (foi citado o Mapa da Diversidade nos Bancos). Falou-se também sobre a necessidade da transformação das relações dentro do próprio movimento sindical, que também possui características patriarcais. E, por último, na questão relativa à autonomia econômica das mulheres, a necessidade de debater a economia solidária, dentro de um marco regulatório adequado, garantindo direitos a todas as pessoas que vivem dessa nova forma de fazer a economia.