Retorno das convocações no Banco do Brasil é fruto da campanha salarial

55



O Sindicato dos Bancários do Ceará compareceu à cerimônia de posse de 19 novos funcionários do Banco do Brasil, na Gepes/Fortaleza, dia 28/10. Desses, 13 serão lotados no Ceará, três no Piauí e três no Rio Grande do Norte.


O SEEB/CE foi representado pelo presidente da entidade, Carlos Eduardo Bezerra e pelo diretor Bosco Mota. Eles deram as boas-vindas aos novos bancários e falaram sobre as conquistas da categoria em mesa de negociação, como o Vale-Cultura, e enfatizaram a importância da sindicalização. “O Sindicato é o ponto de apoio dos trabalhadores, pois foi através da mesa de negociação com as entidades sindicais que nós conquistamos em acordo coletivo a contratação de três mil novos bancários para o BB. Se vocês estão hoje aqui, isso é fruto da luta dos trabalhadores”, ressaltou Carlos Eduardo


O presidente se refere à cláusula 50ª do acordo coletivo dos funcionários do BB que prevê a contratação de três mil bancários até 31 de agosto de 2014. O Sindicato vinha criticando o BB desde o início do ano pela ausência de contratações utilizada para reduzir sua folha de pagamento. O Sindicato cobrou ainda que o BB divulgue para a entidade um cronograma de novas contratações, o que o BB afirmou não ter ainda essa programação, mas comprometeu-se a atender a entidade assim que possível.


“Esse foi um avanço importante, pois há carência de funcionários nas agências do BB e há concursados aguardando contratação. Além disso, essa é uma forma imediata do banco cumprir o contrato assinado com a categoria durante a última campanha”, avalia o presidente do Sindicato dos Bancários, Carlos Eduardo Bezerra.