Reunião da CNFBNB define detalhes do Congresso dos Funcionários

56

Em reunião dos membros da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT), realizada no último dia 14/4, em Recife (PE), foram tratados temas como o XVI Congresso Nacional dos Funcionários, ação judicial para extensão da licença-prêmio para os funcionários que tinham o direito adquirido em janeiro/1997 e que não foram contemplados por acordo judicial e a campanha pela condenação de Byron Queiroz.


Quanto ao Congresso dos Funcionários, o evento deve ser realizado nos dias 28 e 29 de junho, com a proporção de um delegado para cada 50 funcionários da ativa e um delegado para cada 100 aposentados. O local, entretanto, será definido somente na próxima reunião da Comissão, que deve acontecer até o final deste mês. É importante ressaltar que o prazo para as entidades enviarem a lista de delegados ao Congresso encerra-se no próximo dia 19/5, para que a Comissão Nacional possa providenciar a liberação dos funcionários junto ao Banco.


Com relação aos critérios para escolha dos delegados, a Comissão informa que ficarão a cargo de cada entidade, ressaltando que devem ser escolhidos critérios democráticos, que possibilitem a maior participação possível por base.

EXTENSÃO DA LICENÇA-PRÊMIO – Foi definido durante a reunião que os sindicatos estão liberados para ajuizarem suas ações com base na petição inicial produzida pelo departamento jurídico do Sindicato do Ceará. O Sindicato dos Bancários do Ceará, atendendo orientação da CNFBNB/Contraf-CUT, está recolhendo os dados necessários para ingressar com ação de extensão da Licença-Prêmio a todos os funcionários que em janeiro de 1997 já estavam no Banco e tiveram o direito arbitrariamente suprimido pela administração Byron Queiroz. A coleta de informações prossegue até o final de abril. Os funcionários devem procurar os diretores do Sindicato ou ligar para a Comissão Nacional: (85) 3253 2485 ou 3252 4266 – ramal 222.