Reunião de delegados sindicais debate estratégias para a campanha nacional

52

Reunião de Delegados Sindicais do Banco do BrasilOs delegados sindicais do Banco do Brasil reuniram-se na última quarta-feira, dia 16/7, na sede do Sindicato, para debater estratégias para a campanha salarial 2008. Os diretores da entidade e funcionários do BB, Ana Ximenes, Leirton Leite e Bosco Mota coordenaram os trabalhos.


Durante a reunião foram dados informes sobre a Conferência Regional da FETEC/NE, que aconteceu nos dias 11 e 12/7. “O que queremos é o ganho real, mas priorizando a luta pelo piso da categoria”, afirmou o diretor Bosco Mota.


A diretora Ana Ximenes destacou a resolução dos bancários do Nordeste sobre a mesa unificada, com negociações permanentes concomitantes, além do fortalecimento do papel dos bancos públicos. “Estamos começando a entender que não iremos recuperar nossas perdas salariais no índice, mas no plano de cargos e salários e no piso da categoria”, avaliou.


Ao final, os delegados sindicais apresentaram uma série de sugestões para a mobilização dos bancários, não só durante a campanha salarial, mas para serem aproveitadas durante todo o ano, tais como: fortalecimento da organização por local de trabalho; campanha para denunciar a gestão temerária dos bancos públicos, que estão esquecendo a função de fomento para adotarem modelo de gestão dos bancos privados; divulgação da atuação do Sindicato junto aos órgãos de fiscalização do trabalho, como Secretaria de Relações do Trabalho (SRT), Decon, Ministério Público etc.


Após a 10ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontece de 25 a 29/7, em São Paulo, será agendado um novo encontro com os delegados sindicais para socializar as resoluções do evento e juntos traçarem estratégias e um plano de ação para a campanha salarial 2008. A data da reunião será divulgada em breve nos veículos de comunicação do Sindicato.