Reverenciado como padroeiro do Ceará

129

Considerado o protetor da família, dos pobres e dos enfermos, São José ganha no Ceará o status de padroeiro do Estado. Mas é aqui também que São José, descendente de Davi e pai de Jesus, povoa o imaginário popular do homem do campo, que entrega nas mãos do santo o futuro do inverno. Reza a crença nordestina que chuva no dia de São José, 19 de março, é sinônimo de bom inverno.

Religiosamente, todos os anos, a data é dedicada ao santo. O culto do sertanejo a São José faz parte de toda uma relação que o homem tem com a natureza. O dia de São José se reveste de grande importância para o sertanejo. Precede 48 horas o equinócio, não sendo rara nele a mudança de tempo. Por isso, se até essa data o inverno não se manifestar, consideram-se perdidas todas as esperanças. Também se afirma que se o dia amanhecer com céu limpo e sol, ainda haverá inverno, embora atrasado, mas, se amanhecer chovendo, a seca será terrível. Essa crendice veio dos povos do Ocidente europeu através da Península Ibérica e localizou-se no sertão, sofrendo as modificações do ambiente e das devoções peculiares à região e sua gente.

Mas a crença popular não fica somente na chuva. Acredita-se que é mais recomendável recorrer a São José para pedir um bom marido do que a Santo Antônio. Acredita-se que São José é mais seletivo na escolha.