Revista do Brasil sai de circulação por manobra do PSDB e PFL

101

Numa clara ofensa à liberdade de imprensa, a coligação PSDB/PFL entrou com representação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a Central Única dos Trabalhadores, Regional São Paulo (CUT/SP), pela veiculação da primeira edição da Revista do Brasil. No dia 26/7, o ministro Carlos Alberto Menezes julgou procedente a representação, proibindo a distribuição da revista por qualquer meio, sob pena de multa prevista no § 3° do artigo 36 da Lei n° 9.504/97 pelo valor mínimo. Os sindicatos vão recorrer.

A Revista do Brasil – A publicação é produzida por 23 dos maiores sindicatos do País e pela CUT e nasceu da fusão de diferentes projetos mantidos por algumas dessas entidades. Foi lançada em maio com o intuito de fazer chegar aos cerca de 360 mil associados a esses sindicatos informação de qualidade apresentada sob a ótica dos trabalhadores. A revista traz matérias sobre comportamento, saúde, futebol e dicas culturais. Ou seja, não tem nada de eleitoreira e ofensiva.

Para o diretor de imprensa da CUT/SP, Daniel Reis, a decisão da Justiça é uma ofensa à democracia e à liberdade de expressão dos trabalhadores. “Acredito que o TSE vá rever sua decisão. Não é possível que os trabalhadores sejam proibidos de manter uma publicação própria, que não tenham direito a contar o seu lado da história, como fazem os mais poderosos por meio da grande mídia.”