Santander Banespa é o campeão de reclamações no Banco Central

18

O Banco Central divulgou a lista das instituições financeiras que mais receberam reclamações dos clientes no mês de dezembro. Com sua política irresponsável de demissões, o Santander Banespa foi o grande destaque negativo de 2006, liderou o ranking por oito meses e apareceu na lista em todos os meses. Outra instituição muito presente na listagem, durante onze meses, foi o Real ABN, que apareceu no topo da relação no último mês do ano.

O Unibanco, que investiu muito em propaganda e quase nada para melhorar o atendimento a seus clientes, freqüentou o ranking dos cinco piores durante nove meses. O Itaú esteve presente na lista em cinco meses.

De acordo com o Banco Central, as queixas mais freqüentes foram referentes ao atendimento, fornecimento de documentos, prazos não cumpridos e informações incorretas. A grande parte das reclamações são conseqüência das condições inadequadas de trabalho e a falta de funcionários nas agências e departamentos.

A liderança do Santander Banespa é fruto da política de demissão, de forte pressão pelo cumprimento de metas, o que faz com que o funcionário, na ansiedade de cumpri-las, diminui a qualidade do atendimento.