Santander, Caixa e BB são líderes em reclamações do Banco Central

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O Santander, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são os bancos que lideram o mais recente Ranking de Instituições por Índice de Reclamações, divulgado dia 16/7, pelo Banco Central. Esses bancos tem assento na mesa de negociação da Fenaban com o Comando Nacional dos Bancários. No topo do ranking, referente ao segundo trimestre de 2018, está o Santander com 1.576 reclamações consideradas procedentes, numa base de 41.311.632 clientes.


Na segunda posição aparece a Caixa, com 2.475 reclamações procedentes e 89.400.030 clientes. Na terceira posição do ranking está o Banco do Brasil, com índice 1.301 reclamações procedentes, com 62.371.119 clientes. Na sequência do ranking, ainda considerando bancos e financeiras com mais de 4 milhões de clientes, aparecem Bradesco, Itaú, Banrisul, Votorantim, Banco CSF, Pernambucanas e Midway.


RECLAMAÇÕES – Entre os assuntos que mais motivam reclamações, o campeão é o item “irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM”. Pela metodologia do BC, é feito cálculo com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número total de clientes do banco.