Secretaria de Formação: Qualificação e a atualização foram as metas alcançadas

129

A Secretaria de Formação do Sindicato dos Bancários do Ceará chega ao término do ano com inúmeras realizações como a promoção de cursos e debates e efetivação de novos convênios. Tudo isto, com vistas a otimizar a qualificação profissional e a prestação de serviços aos bancários sindicalizados e seus dependentes, fortalecendo a missão institucional do Sindicato.

Em 2005, foram promovidos cursos básicos de Concepção, Estrutura e Prática Sindical, Ciclo de Debates sobre conjuntura política, cursos de Comunicação Oral, além de pesquisas para identificar as demandas dos bancários. Foram também consolidadas parcerias com instituições de ensino superior como Universidade de Fortaleza, Faculdade Farias Brito e Faculdades Cearenses.

O Ciclo de Debates sobre Conjuntura teve como meta qualificar as intervenções dos dirigentes sindicais sobre os desafios da atual conjuntura e contou com a presença do jornalista Plínio Bortolloti, professor universitário e ombudsman do jornal O Povo, com a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Deborah Lima, e o professor da UFC e doutor em Economia, Américo Moreira.

No âmbito da qualificação, foram ofertados os cursos de Gerenciamento e Administração Financeira e Contábil, Elaboração e Gestão Estratégica de Projetos, Informática Aplicada e Intensivo em Inglês por intermédio do Programa de Qualificação Social e Profissional para Atuação no Setor Financeiro (Planteq), financiado com recursos do FAT. Os cursos tiveram uma carga horária de 200h/a, implementadas de agosto e dezembro e foram certificados pelo SEEB/CE, Universidade Federal do Ceara (UFC) e Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (SETE).