SEEB/CE apoia campanha “Por uma Tarifa de Energia Justa” do Deputado Lula Morais

64


O Sindicato dos Bancários do Ceará demonstrou total apoio à campanha por uma tarifa de energia justa no Estado, de iniciativa do deputado estadual Lula Morais (PCdoB). O parlamentar participou na manhã de segunda-feira, 22/4, de uma reunião com a diretoria da entidade.  Um dos encaminhamentos do encontro foi a divulgação do material da campanha no jornal do Sindicato.


O deputado Lula Morais (PCdoB) está realizando uma campanha pela redução de 20% na tarifa de energia no Ceará. Segundo o parlamentar, “os consumidores cearenses estão sendo apenados com valores exorbitantes nas contas, com base em um contrato absurdo entre a Companhia de Energia Elétrica do Estado do Ceará (Coelce) e a Termofortaleza, empresas do mesmo grupo econômico”.


De acordo com Lula Morais, a Termofortaleza não gera energia. “Ela compra no mercado livre, revende à Coelce por um preço superfaturado, e o consumidor é quem paga”. Ele lembra que o Brasil tem uma herança vinda da privatização que penaliza os consumidores.


De acordo com o deputado,  o Brasil tem uma das tarifas mais caras do planeta, mesmo tendo o parque de geração hidrelétrica, também o maior do planeta. No entanto, é o terceiro maior produtor de energia limpa e barata do mundo. “Mas o preço não chega até você”, disse. A ideia, segundo o deputado Lula Morais, é romper o contrato para se ter redução na tarifa de energia elétrica. “A empresa precisa adequar os contratos no Brasil como o todo e não jogar nas costas da economia dos cearenses como hoje está”, reclamou o parlamentar.