SEEB/CE apoia “Novembro Azul” de combate do câncer de próstata

52


O Sindicato dos Bancários do Ceará apoia a campanha “Novembro Azul”, visando promover o combate do câncer de próstata, incentivando os homens à realização de exames. Uma faixa azul na entrada da sede do Sindicato registra o apoio da entidade a essa campanha.

Estatísticas – O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o Instituto Nacional do Câncer. A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

Diagnóstico – A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA. A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença. Mais informações no site: www.inca.gov.br.