SEEB/CE cobra abertura de novas agências e convocação de concursados

47

O Sindicato dos Bancários do Ceará enviou, juntamente com a Contraf-CUT-CNFBNB, ofício solicitando audiência ao presidente do BNB, Jurandir Santiago, para cobrar esclarecimentos sobre o fechamento das agências de Brasília e Rio de Janeiro. Na ocasião solicitar providências para o fortalecimento do Banco, dentre as quais a entrada imediata em operação de sete agências com funcionamento já autorizado, entre elas uma no Ceará, no município de Cascavel.


O SEEB/CE cobrará também da direção do BNB celeridade no cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta celebrado junto ao Ministério Público do Trabalho e que prevê a admissão de 390 concursados em substituição a terceirizados. Além disso, denuncia a pequena margem de operacionalização do Banco dentro do Acordo de Basiléia, situação que está a exigir urgente elevação do Capital social da Instituição.

Novas Agências – Além das sete agências com autorização para funcionamento já emitido pelos órgãos competentes, a Direção do BNB divulgou a aprovação pelo Conselho de Administração da Instituição de instalação de mais 18 unidades operadoras do Banco na região.


O Sindicato dos Bancários do Ceará espera que a iniciativa não seja apenas para desviar a atenção das denúncias de má-gestão que vêm sendo investigadas pelo Ministério Público Federal. Pois o BNB, entende o SEEB/CE, precisa urgentemente ampliar o seu ramo de atuação e para isso é necessário aumentar sua rede de agências e elevar o seu quadro de pessoal, através da convocação dos milhares concursados, que há dois anos foram aprovados e até hoje não foram chamados para assumir seus postos de trabalho.