SEEB/CE conquista sentença pela volta do ponto a ponto no BNB

56


A Justiça julgou procedente o pedido da ação ajuizada pelo Sindicato dos Bancários do Ceará pelo restabelecimento do sistema ponto a ponto no Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O processo está na 12ª Vara do Trabalho, em Fortaleza. O fim do sistema acabou por prejudicar várias pessoas e como era uma condição mais favorável ao trabalhador, esse benefício não poderia simplesmente ter sido retirado pelo BNB, de forma unilateral e arbitrária.


Em Primeira Instância, a sentença foi favorável ao Sindicato e determinou ao BNB que retorne o sistema ponto a ponto. O banco recorreu dessa decisão e o Sindicato aguarda as instâncias superiores.  A ação coletiva foi ajuizada após várias tentativas de negociação feitas pela diretoria do Sindicato junto à direção do Banco, sem êxito. Esse transporte dos funcionários do Banco do Nordeste do Brasil teve seu fim decretado no dia 1º/8/2013, após cerca de 20 anos ativo.


“Nossa batalha judicial vai continuar e esperamos que o BNB retorne o sistema ou apresente uma alternativa que não onere os trabalhadores, e que abranja um número maior de funcionários”, disse Carmen Araújo, diretora do Sindicato e funcionária do BNB.