SEEB/CE conseguiu liminar que proíbia abertura de agências da Caixa no dia 12/5

43

  


O Sindicato dos Bancários do Ceará conseguiu, na sexta-feira, dia 11/5, uma liminar que proíbia a Caixa Econômica Federal de abrir 11 das suas principais agências no Estado no sábado, dia 12/5. A liminar foi resultado de ação civil pública movida pelo Sindicato em respeito à jornada de seis horas dos bancários, de segunda a sexta-feira, conforme prevê o Artigo 224 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


“O que nós, do Sindicato, queremos é que haja mais contratações para suprir a demanda de trabalho na Caixa, que é grande. Se o banco entende que os empregados atuais não são suficientes para dar conta das demandas criadas pela redução das taxas de juros, deve contratar mais trabalhadores, e não aumentar a sobrecarga de trabalho, piorando o atendimento aos clientes”, explica o empregado da Caixa e diretor do Sindicato, Marcos Saraiva.


De acordo com a decisão judicial de caráter liminar, a Caixa ficaria proibida de convocar seus empregados para o trabalho no dia 12, como também em outras situações análogas, até que houvesse, se for o caso, acordo coletivo a respeito, sob pena de multa de cinco salários mínimos por funcionário na hipótese de descumprimento da liminar.