SEEB/CE discute com vereadores lei municipal de segurança bancária

57

Dirigentes do Sindicato dos Bancários do Ceará ouviram do vereador Acrísio Sena (PT), presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o compromisso de por em votação ainda neste semestre o projeto que cria o chamado Estatuto da Segurança Bancária de Fortaleza. A afirmação foi feita após reunião no dia 24/4, para debater o documento com dirigentes do Sindicato, na sede da Câmara.


Durante o encontro, foi encaminhado que a minuta do projeto será finalizada até o dia 10/5 e a audiência pública para debater o Estatuto será realizada no dia 14/5. A audiência deverá contar com as presenças dos bancários e de representantes dos banqueiros. O Sindicato sugeriu ainda a realização de uma campanha educativa “Banco Legal é Banco Seguro”.


Também estiveram presentes ao encontro, representantes da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam).


O presidente do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra, disse que o diferencial da consolidação das leis em um estatuto está na possibilidade de atualizar a legislação atual e agregar as demandas e sugestões da categoria e da sociedade.

Mudança na lei dos alvarás – O plenário aprovou no dia 24/4 uma nova proposta que versa sobre segurança bancária. Trata-se do projeto de lei complementar que condiciona a concessão de alvará de funcionamento para estabelecimentos financeiros a uma série de medidas de segurança. De autoria da verea-dora Eliana Gomes (PCdoB), o projeto estabelece, dentre outros pontos, que os estabelecimentos instalem portas com detector de metais, vidros resistentes a projéteis de armas de fogo e biombos que vedem a visualização dos caixas em atendimento.